Chamada Temática da Classica - CLÁSSICAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

2025-04-07

Caras leitoras, caros leitores da Classica

Nossa equipe editorial, agora contando também com o Daniel Falkemback (seja bem-vindo, Daniel!), gostaria de apresentar uma nova ação editorial da revista, a Chamada Temática, bem como estimular a elaboração de novas propostas de dossiê, cujos critérios para avaliação podem ser conhecidos aqui:

https://revista.classica.org.br/classica/about/submissions.

A Chamada Temática tem como principal objetivo fomentar as discussões da ordem do dia nos estudos clássicos e será organizada pela equipe editorial. 

Neste ano, o tema é "CLÁSSICAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA".
 
Com isso, convidamos interessadas e interessados a enviarem suas contribuições até 7 de outubro de 2025.

De acordo com nosso cronograma, os textos serão publicados até o início do ano de 2026.

Os textos devem ser submetidos pelo sistema, seguindo as diretrizes para autores, e passarão por avaliação duplo-cega.

Com nosso abraço,
A equipe editorial da Classica. 


CLÁSSICAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A noção moderna de "clássico" ganha impulso no século XIX para se referir a campos dedicados ao estudo da Antiguidade greco-romana, em contraposição àqueles voltados para outras culturas (orientais antigas, modernas etc.). Ainda que por trás de sua aparente simplicidade existam complexidades de várias naturezas - como problemas de definição dos limites temporais, geográficos e culturais do seu recorte -, os Estudos Clássicos se consolidaram desde então, destacando-se por abordar a cultura greco-romana antiga numa chave frequentemente interdisciplinar (ou mesmo transdisciplinar). Se áreas como Filologia Clássica, História Antiga e Filosofia Antiga não desempenham mais um papel tão central no debate pedagógico quanto no passado, continua sendo fundamental refletir sobre sua presença na educação contemporânea, em todos os níveis, inclusive em termos de currículo. 

Valendo-nos da oportunidade suscitada pelos debates nacionais sobre a curricularização da extensão e a reformulação do estágio nos cursos de licenciatura, nós da Classica anunciamos uma chamada voltada para reflexões sobre aspectos didático-pedagógicos relacionados aos Estudos Clássicos e áreas afins, como teorizações sobre os Clássicos e a educação, relatos de experiências de projetos de extensão, propostas para abordagem dos Clássicos em sala de aula, entre outros. Além disso, também serão bem-vindos trabalhos que destaquem e investiguem diálogos inter- e transdisciplinares envolvendo a área de Estudos Clássicos.