Lírica e tragédia em Horácio, Odes, 2.1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v36.2023.1072

Palavras-chave:

Horácio; Asínio Polião; historiografia; teatro romano

Resumo

O poema de Horácio Odes 2.1, dirigido ao político, historiador e poeta trágico Caio Asínio Polião, tem sido muito analisado nos últimos anos. Na maioria das vezes, os críticos seguiram a direção do comentário de Nisbet e Hubbard (1978) em busca de vestígios das Histórias perdidas de Polião e do próprio papel histórico dele (por exemplo, Henderson, 1998; Woodman, 2012), e é, de fato, claro que o poema contém um número de alusões a tópicos e estilemas historiográficos e pode relacionar-se com o proêmio perdido da obra de Polião. Este artigo olha em outra direção, seguindo a intuição de Nisbet e Hubbard de que, neste poema, “Horácio está sugerindo uma afinidade entre as tragédias de Polião e suas histórias” (1978, p. 9). Argumenta-se que a ode de Horácio alude mais extensivamente do que se imagina a tópicos estabelecidos na tragédia e, portanto, à outra parte da carreira literária de Polião, que Horácio aqui menciona com destaque (2.1.9 severae Musa tragoediae) como tendo sido interrompida em favor da escrita da história. Dada a perda de quase toda a tragédia romana pré-augustana, a partir dos textos da tragédia grega que Polião deve ter imitado até certo ponto argumenta-se que o poema de Horácio é tão repleto de tópicos trágicos quanto de material historiográfico: semelhantes referências a sangue, fogo, jogo e poeira podem ser encontradas em textos trágicos. Também se sugere que a forte ênfase no som e no espetáculo no poema, geralmente considerada parte de um estilo particularmente vívido de escrita histórica, pode estar relacionada às encenações de tragédias da época de Polião, que sabemos terem sido particularmente luxuosas e grandiosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AESCHYLI. Septem quae supersunt tragoedias. Edidit Denys Page. Oxford: Clarendon, 1975.

ALEXIOU, Margaret. The Ritual Lament in Greek Tradition. 2a ed. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2002.

APIANO. Historia romana. Madri: Editorial Gredos, 1994.

ARISTÓTELES. Poética. Ed. bilíngue. Tradução, introdução e notas de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2017.

BEACHAM, Richard C. Spectacle Entertainments of Early Imperial Rome. New Haven: Yale University Press, 1999.

BEARD, Mary. The Roman Triumph. Cambridge: Harvard University Press, 2007.

BOND, Godfrey W. (ed.). Euripides. Heracles with Introduction and Commentary. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1981.

BOWDITCH, Phebe Lowell. Horace and the Gift Economy of Patronage. Berkeley/Londres: University of California Press, 2001.

BOYLE, Anthony James. An Introduction to Roman Tragedy. Londres/Nova York: Taylor & Francis, 2006.

BRINK, Charles Oscar. Horace on Poetry. Epistles Book II. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

CÍCERO. Epistulae ad familiares. Edited by Shackleton Bailey. Nova York: Cambridge University Press, 1977.

COPPOLA, Alessandra. Asinio Pollione poeta. Nota a Verg. ecl. 8, 6-10. Rivista di Filologia e di Istruzione Classica, v. 126, p. 170-4, 1998.

DRUMMOND, Andrew C. Asinius Pollio. In: CORNELL, Timothy J. (ed.). The Fragments of the Roman Historians. Oxford: Oxford University Press, 2013, Vol. I, p. 430-45.

DUNBABIN, Katherine M. D. Mosaics of the Greek and Roman World. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

EVRIPIDIS. Fabulae. Edidit J. Diggle. Tomus II insunt Supplices, Electra, Hercules, Troades, Iphigenia in Tauris, Ion. Oxford: Oxford Classical Text, 1981.

FRIES, Almut (ed.). Pseudo-Euripides, Rhesus: Edited with Introduction and Commentary. Boston: De Gruyter, 2014.

GALINSKY, Karl. Augustan Culture. Princeton: Princeton University Press, 1996.

GOAR, Robert J. The Legend of Cato Uticensis. Bruxelas: Peeters, 1987.

GRIFFITH, Mark. Sophocles. Antigone. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

HARRISON, Stephen J. Simonides and Horace. In: BOEDEKER, Deborah; SIDER, David (ed.). The New Simonides. Contexts of Praise and Desire. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 260-71.

HARRISON, Stephen J. Generic Enrichment in Vergil and Horace. Oxford: Oxford University Press, 2007.

HARRISON, Stephen J. Themes and Patterns in Horace Odes Book 2. CentoPagine, v. 4, p. 47-59, 2010.

HEINZE, Richard. Q. Horatius Flaccus I. Oden und Epoden. Berlim: Weidmann, 1930.

HENDERSON, John. Polishing off the Politics. Horace’s Ode to Pollio (Odes 2.1). In: HENDERSON, John. Fighting for Rome. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 108-63.

HÖLSCHER, Tonio. Actium und Salamis. Jahrbuch des Deutschen archäologischen Instituts, v. 99, p. 187-214, 1984.

HORÁCIO. Odes. Ed. bilíngue. Tradução, introdução e notas de Pedro Braga Falcão. São Paulo: Editora 34, 2021.

HORÁCIO. Sátiras. Tradução e comentários de Edna Ribeiro Paiva. Niterói: Editora da UFF, 2013.

HORÁCIO. Odes e epodos. Tradução de Bento Prado de Almeida Ferraz. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JAL, Paul. La guerre civile à Rome. Paris: P.U.F, 1963.

KNOX, Bernard. M. The Heroic Temper. Berkeley/Londres: Cambridge University Press, 1963.

LEIGH, Matthew G. Sophocles at Patavium (fr. 137 Radt). The Journal of Hellenic Studies, v. 118, p. 82-100, 1998.

LIAPIS, V. (ed.). A Commentary on the Rhesus Attributed to Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2012.

LOWRIE, Michèle. Horace’s Narrative Odes. Oxford: Oxford University Press, 1997.

MANUWALD, Gesine. Roman Republican Theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

MORGAN, Llewelyn G. The Autopsy of C. Asinius Pollio. The Journal of Roman Studies, v. 90, p. 51-69, 2000.

MORGAN, Llewelyn G. Musa Pedestris. Metre and Meaning in Roman Verse. Oxford: Oxford University Press, 2011.

NISBET, Robin George Murdoch; HUBBARD, Margaret. A Commentary on Horace: Odes, Book II. Oxford: The Clarendon Press, 1978.

PARKER, Robert. Miasma. Pollution and Purification in Early Greek Religion. Oxford: Oxford University Press, 1983.

PLAUTO. Plays. Edição e tradução de Wolfgang de Melo. Cambridge, Mass. e Londres: Harvard University Press, 2011. 5 v.

PLUTARCO. Vidas paralelas. Tradutor Gilson César Cardoso. São Paulo: Editora Paumape, 1991.

RADT, S.L. (ed.). Tragicorum Graecorum fragmenta. v. 4. Sophocles. 2. ed. Göttingen, Alemanha: Vandenhoeck & Ruprecht, 1999.

RUTHERFORD, Richard B. Tragedy and History. In: MARINCOLA, John (ed.). A Companion to Greek and Roman Historiography. Oxford: Blackwell Publishing, 2007, p. 504-14.

SÊNECA. Declamations. (Controversiae, Suasoriae, Fragments). Tradução de Michael Winterbottom. Londres: Heinemann, 1974. Loeb Classical Library. 2 v.

SHACKLETON BAILEY, David Roy. Horatius. Opera. Stuttgart: Teubner, 1985.

SOPHOCLES. Sophoclis Fabulae. Ed. H. Lloyd-Jones and N. G. Wilson. Oxford: Oxford University Press, 1992.

SUETÔNIO. A vida dos doze césares. Tradução de Sady-Garibaldi. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

SWIFT, Laura. The Hidden Chorus. Echoes of Genre in Tragic Lyric. Oxford: Oxford University Press, 2010.

SYNDIKUS, Hans Peter. Die Lyrik des Horaz. Eine Interpretation der Oden. Darmstadt: WBG, 1990.

TÁCITO. Diálogo dos oradores. Ed. bilíngue. Tradução e notas de Antônio Martinez de Rezende e Júlia Batista Castilho de Avellar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TARRANT, Richard J. Senecan Drama and its Antecedents. Harvard Studies in Classical Philology, v. 82, p. 213-63, 1978.

TILG, Stefan. Augustus and Orestes. Two Literary Clues. Classical Quarterly, v. 58, p. 368-70, 2008.

ULLMANN, Berthold Louis. History and Tragedy. Transactions of the American Philological Association, v. 73, p. 25-53, 1942.

VIRGÍLIO. Eneida. Ed. bilíngue. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora 34, 2014.

VIRGÍLIO. Geórgicas. Ed. bilíngue. Tradução de Manuel Odorico Mendes. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2019.

VIRGÍLIO. Bucólicas. Ed. bilíngue. Tradução e comentário de Raimundo Carvalho. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.

WILLE, Gunther. Musica Romana. Die Bedeutung der Musik. Amsterdam: Schippers, 1967.

WILLINK, Charles W. Euripides. Orestes. Oxford: Oxford University Press, 1986.

WOODMAN, Anthony John. Poems to Historians. Catullus 1 and Horace, Odes 2.1. In: WOODMAN, Anthony John. From Poetry to History. Selected Papers. Oxford: Oxford University Press, 2012, p. 212-44.

WRIGHT, Elinor Scollay. The Form of Laments in Greek Tragedy. 1986. Tese (Doutorado em Estudos Clássicos) – Universidade da Pensilvânia, Ann Arbor, 1986.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Dossiê LEC-UFF Laboratório de Estudos Clássicos

Como Citar

Harrison, S. . (2023). Lírica e tragédia em Horácio, Odes, 2.1. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 36, 1-16. https://doi.org/10.24277/classica.v36.2023.1072