A comédia romana e a dança final
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v36.2023.1076Palavras-chave:
Comédia romana; metro; dançaResumo
A dança tomava conta do teatro romano e, em Persa, Pseudolus e Stichus, de Plauto, as personagens, muito perto do final da peça, referem-se explicitamente a seu próprio ato de dançar. Das restantes vinte e três peças existentes de Plauto e Terêncio, vinte incluem cenas de animada movimentação executadas em metros acompanhados, ou nas suas cenas finais, ou um pouco antes, ou no momento do clímax do problema da peça ou da sua resolução. Estas cenas de animada movimentação perto do fim das peças partilham frequentemente características métricas com as cenas de dança explícita, e algumas peças podem incluir alusões metateatrais a uma dança final. Parece, portanto, muito provável que os dramaturgos cômicos romanos fizessem quase sempre questão de incluir uma dança especialmente elaborada num momento significativo no final ou perto do final das suas peças.
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