A Etiópida
uma tradução para o português do Livro 2 das Pós-Homéricas de Quinto de Esmirna
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v38.2025.1130Palavras-chave:
Pós-homéricas; etíopes; Mêmnon; épica antigaResumo
Apresenta-se, neste artigo, a tradução para o português brasileiro do livro 2 das Pós-homéricas de Quinto de Esmirna, épico grego do século III d.C. que narra em 14 livros os eventos da guerra de Troia que ocorrem entre a Ilíada e a Odisseia. O livro 2 narra o episódio tradicionalmente conhecido como “Etiópida”, a chegada de Mêmnon e seus guerreiros etíopes para acudir os troianos e substituir Heitor como baluarte do exército de Príamo. Este é o segundo herói a se apresentar como uma nova esperança para os troianos nas Pós-homéricas, já que é antecedido por Pentesileia, a rainha amazona que morre no livro 1. O destino de Mêmnon não é diferente daquele da heroína: depois de matar Antíloco, filho de Nestor, atrai para si a cólera de Aquiles, quem o acaba matando após um duelo implacável.
Downloads
Referências
DE JONG, Irene. J. F.; NÜNLIST, René. Time in Ancient Greek Literature. Leiden, Boston: Brill, 2007.
SCAFOGLIO, Giampiero. Quintus and the Epic Cycle. In: BÄR, Silvio; GREENSMITH, Emma; OZBEK, Leyla (ed.). Quintus of Smyrna’s Posthomerica: Writing Homer Under Rome. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022, p. 298-318.
SEMÊDO, Rafael A. A Amazônida: uma tradução do livro 1 das Pós-homéricas de Quinto de Esmirna. Calíope - Presença Clássica, v. 48, p. 4-30, 2024.
VIAN, Francis. La Suite d’Homère (3 v.). Paris: Les Belles Lettres, 1963.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael de Almeida Semêdo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.