RAGUSA, Giuliana. A Ilíada de Homero. Guia de leitura. Araçoiaba da Serra, SP: Editora Mnēma, 2024, 317p. ISBN: 978-658-506-615-0.
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v38.2025.1143Resumo
A presente recensão aborda uma obra recém-publicada sobre a Ilíada de Homero. Trata-se de um guia de leitura que convida o leitor a um passeio por cada um de seus 24 cantos. Cada passo permite um exercício de apreensão e imaginação sobre as cenas, diálogos, paisagens e acontecimentos que atravessam o épico. Considerando a proposta do livro, o caminho é realizado com rigor e leveza, o que torna possível sua leitura por especialistas ou iniciantes.
Downloads
Referências
ALLEN, Thomas (ed.). Homeri Ilias. Oxford: Clarendon Press, 1931.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
RAGUSA, Giuliana. A Ilíada de Homero. Guia de leitura. Araçoiaba da Serra: Editora Mnēma, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Delcides Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.