Ó Musa, agora as causas: uma leitura da invocação da Eneida

Autores

  • Márcio Thamos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v20i1.138

Palavras-chave:

Virgílio, Eneida, Canto I, invocação, Pietas, Enéias.

Resumo

O texto traz uma análise dos quatro versos do épico virgiliano que correspondem à invocação à musa, os hexâmetros de 8 a 11. Nessa análise, procura-se dar relevo a determinados aspectos do discurso que se configuram como recursos de expressão. Destaca-se principalmente a famosa questão da pietas de Enéias, num esforço de redefini-la em outras bases, a partir de um ponto de vista essencialmente diverso daquele adotado pela tradição e, em seguida, apresenta-se um efeito relevante de menção sub-reptícia ao nome do varão que se pode perceber no último verso desse trecho da epopéia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Thamos, Universidade Estadual Paulista
    Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara.

Referências

GOELZER, Henri; BELLESORT, André. Virgile – Énéide livres I-VI. Paris: Les Belles Lettres, 1949.

HAECKER, Teodoro. Virgilio: padre de occidente. Trad. Valentín Garcia Yebra. Madrid: Epesa, 1945.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de história da cultura clássica: cultura romana. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002. v. 2.

PESSOA, Fernando. Páginas de estética e de teoria e crítica literárias. Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática, 19--.

STAROBINSKI, Jean. As palavras sob as palavras: os anagramas de Ferdinand de Saussure. Trad. Carlos Vogt. São Paulo: Perspectiva, 1974.

Downloads

Publicado

2007-07-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Thamos, M. (2007). Ó Musa, agora as causas: uma leitura da invocação da Eneida. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 20(1), 115-124. https://doi.org/10.24277/classica.v20i1.138