O discurso sob outros discursos: Salústio e a disputa entre grupos políticos no final da República

Autores

  • Marcelo Vieira Fernandes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v21i2.195

Palavras-chave:

. Salústio, Conjuração de Catilina, Guerra de Jugurta, discursos políticos, ideal político.

Resumo

Salústio se empenha na caracterização moral da nobilitas, ao menos daquela cujos vícios teriam conduzido à exacerbação das desigualdades e finalmente à guerra civil. Entretanto, o pareamento entre César e Catão, mediante os respectivos discursos, estando o último a censurar o comportamento da pars mesma de que ele próprio é defensor, bem como o retrato de Mário, cujas qualidades iniciais teriam degenerado no vício da ambitio, apontam para um plano de construção da Conjuração de Catilina e da Guerra de Jugurta que, se pode ser acusado de parcialidade política, parece ter como pretensão uma espécie de “neutralidade” filosófica, que buscaria evidenciar os vícios de uns e outros, e assim compor, no espaço das letras, um quadro complexo: o retrato, para Salústio, de seu ideal político irrealizado. Procurarei mostrar como o discurso próprio desse ideal, presente nos prefácios àquelas monografias, se deixa entrever também na reconstrução retórica dos discursos daquelas personagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Vieira Fernandes, Universidade de São Paulo
    Professor Assistente de Língua e Literatura Latina da FFLCH-USP e Doutorando (20072012) do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da FFLCH-USP

Referências

ROSS-TAYLOR, Lily. La Politique et les Partis à Rome au Temps de César. Traduit de l’anglais par Elisabeth et Jean-Claude Morin. Paris: Maspero, 1977.

SALLUSTE. Catilina. Jugurtha. Fragments des Histoires, texte établi et traduit par Alfred Ernout. Paris: Les Belles Lettres, 1947.

SALLUSTIO. La Guerra di Giugurta. Prefazione, traduzione e note de Lidia Storoni Mazzolani. Milano: Rizzoli Editore, 1976 (Biblioteca Universale Rizzoli, p. 7-31)

SYME, Ronald. Sallust. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 1964.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fernandes, M. V. (2008). O discurso sob outros discursos: Salústio e a disputa entre grupos políticos no final da República. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 21(2), 265-296. https://doi.org/10.24277/classica.v21i2.195