Revisitando a tese do letramento: história e contrapontos

Autores

  • Evando Luis Salvador Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.310

Palavras-chave:

Oralidade, letramento, Havelock, Goody, Halverson.

Resumo

A proposta deste artigo é trazer à tona os aspectos centrais da tese do letramento na Grécia antiga e fazer um contraponto a partir de dois artigos de Halverson. Para isso, fazemos um breve percurso histórico-literário com o intuito de configurar a condição que permitiu o surgimento de uma teoria sobre o letramento na Grécia antiga. Trazemos, então, os principais teóricos dessa tese, mostrando seus argumentos, para depois confrontá-la com um ferrenho adversário (Halverson), que não tem tido muito espaço de discussão nos mais recentes artigos e livros sobre as atividades de leitura e escrita na Grécia antiga.   

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Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Salvador, E. L. (2014). Revisitando a tese do letramento: história e contrapontos. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 27(2), 11-30. https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.310