Autobiografia de Nicolau de Damasco – breve apresentação e tradução
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.315Palavras-chave:
Nicolau de Damasco, autobiografia, literatura e história no período helenístico.Resumo
A primeira autobiografia da tradição grega de que se tem notícia traz importantes elementos para a reflexão sobre este tipo de bíos. Neste texto, Nicolau de Damasco (séc.I a.C.) escreve sobre si mesmo em 3ª pessoa, com a provável preocupação de apresentar sua vida com aparente objetividade para que sirva de exemplo moral. Além de uma breve introdução apresentamos a tradução de boa parte dos fragmentos até aqui disponíveis (do Suda e do Codex Turensis).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.