Suetônio, dos gramáticos
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.319Palavras-chave:
gramáticos latinos, história da gramática, biografia, Suetônio.Resumo
O Dos gramáticos de Suetônio divide-se em duas partes: na primeira, o autor narra a introdução, desenvolvimento, florescimento e declínio da gramática em Roma (1-4); na segunda, expõe a biografia de vinte professores de gramática, que ensinaram na Cidade entre o início do séc. I a.C. e meados do século seguinte (5-24). Quanto à primeira parte, procuro mostrar que Suetônio adota conceitos fisicistas ou naturalistas para narrar a história da gramática em Roma, de modo que aquela se possa comparar à vida de um ser vivo. Assim, a exposição de Suetônio revela-se, na verdade, antes biográfica que historicista. Quanto à segunda parte, procuro mostrar que o Biógrafo se interessa por gramáticos que não só escreveram sobre sua arte no ócio, mas a ensinaram por ofício, isto é, por professores de gramática. Daí, seleciono e comento os elementos narrativos relacionados à docência, a saber: os métodos de ensino, o lugar de ensino, o número e qualidade dos alunos, os preços e honorários dos professores. Por fim, apresento tradução anotada do texto de Suetônio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.