Homero nos poetas líricos: recepção e transmissão
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v29i1.410Palavras-chave:
Homero, Estesícoro, intertextualidadeResumo
A pesquisa acadêmica sobre Homero está crescentemente inclinada a usar um modelo estematológico para explicar a relação do poeta com seus predecessores, sejam gregos ou não gregos: isto é, Homero aparentemente usou poemas escritos e fixos na maneira alusiva de Calímaco ou Virgílio. Todavia, à parte seus profundos problemas metodológicos, essa concepção da cultura poética grega não encontra paralelo ou apoio na recepção de Homero nos poetas líricos arcaicos gregos mais antigos: não há nestes uma boa evidência de uma cultura literária altamente alusiva até a metade do séc. VI a.C., na poesia de Estesícoro, cuja obra representa uma clara mudança no modo como os textos homéricos são conhecidos, recebidos e recriados. ‘Não há Virgílios’ na Grécia arcaica, e a concepção não tem lugar na história da literatura grega mais antiga.
[Artigo traduzido por Antonio Orlando Dourado-Lopes]
Downloads
Referências
ADKINS, A. Poetic Craft in the Early Greek Elegists. Chicago: Chicago University Press, 1985.
ARRIGHETTI, G. Stesicoro e il suo pubblico. Materiali e discussioni per l’analisi dei testi classici, v. 32, p. 9-30, 1994.
BARRON, J. P. Ibycus: to Polycrates. Bulletin to the Institute of Classical Studies, v. 16, p. 119-149, 1969.
BIRD, G. D. Multitextuality in the Homeric Iliad: the Witness of the Ptolemaic Papyri. Washington DC: Center for Hellenic Studies, 2010.
BLONDELL, R. ‘Refractions of Homer’s Helen in Archaic Lyric’. American Journal of Philology, v. 131, p. 349-391, 2010.
BOWIE, E. The Trojan War’s reception in early Greek lyric, iambic and elegiac poetry. In: Foxhall, L.; Gehrke, H.-J.; Luraghi, N. (ed.). Intentional history: spinning time in ancient Greece. Stuttgart: Franz Steiner, 2010, p. 57-88.
BRASWELL, B. K. Mythological innovation in Homer. Classical Quarterly, v. 21, p. 16-26, 1971.
BURGESS, J. Beyond neoanalysis: problems with the vengeance theory. American Journal of Philology, v. 118, p. 1-19, 1997.
BURGESS, J. The tradition of the Trojan war in Homer and the Epic Cycle. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2001.
BURKERT, W. The Making of Homer in the sixth century BC: rhapsodes versus Stesichorus. In: Bowersock, G.; Burkert, W.; Putnam, M. (ed.). Papers on the Amasis painter and his world. Malibu: J. P. Getty Museum, 1987, p. 43-62.
CALAME, C. Les choeurs de jeunes filles en Grèce archaïque. Rome: Edizioni dell’Ateneo & Bizzarri, 1977. 2 v.
CALAME, C. Alcman. Rome: Edizioni dell’Ateneo & Bizzarri, 1983.
COOK, R. M. Art and Epic in archaic Greece. Bulletin Antieke Beschaving, v. 58, p. 1-10, 1983.
CURRIE, B. Homer and the early Epic tradition. In: CLARKE, M.; CURRIE, B.; LYNE, R. O. A. M. (ed.). Epic Interactions: papers in honour of Jasper Griffin. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 1-46.
CURTIS, P. Stesichorus’ Geryoneis. Leiden: J. Brill, 2011.
DAVIES, M.; FINGLASS, P. J. F. Stesichorus: the poems. Cambridge Classical Texts and Commentaries, 54. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
DAVISON, J. A. Quotations and allusions in early Greek literature. Eranos, v. 53, p. 123-140, 1955. [Reimpressão de: ______. From Archilochus to Pindar. Papers on Greek literature of the archaic period. London: Macmillan, 1968.]
FEHLING, D. Die Wiederholungsfiguren und ihr Gebrauch bei den Griechen vor Gorgias. Berlin: Walter de Gruyter, 1969.
FERRARI, G. Alcman and the cosmos of Sparta. Chicago: University of Chicago Press, 2008.
FINGLASS, P. J.; KELLY, A. (ed.). Stesichorus in context. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
FORD, A. The inland ship: problems in the performance and reception of Homeric Epic. In: BAKKER, E.; KAHANE, A. (ed.). Written voices, spoken signs: tradition, performance and the epic text. Washington: Center for Hellenic Studies, 1997, p. 83-109.
FOWLER, R. L. The nature of early Greek lyric. Preliminary studies. Toronto: University of Toronto Press, 1987.
GARVIE, A. F. Aeschylus Choephori. Oxford: Oxford University Press, 1986.
GRAZIOSI, B.; HAUBOLD, J. Greek lyric and Greek literary history. In: BUDELMANN, F. (ed.). The Cambridge Companion to Lyric. Cambridge: Cambrigde University Press, 2009, p. 95-113.
GRIFFIN, J. Homer. Iliad IX. Oxford: Oxford University Press, 2009.
HIGBIE, C. Heroes’ names, Homeric identities. New York: Garland, 1995.
HINGE, G. Die Sprache Alkmans: Textgeschichte und Sprachgeschichte. Wiesbaden: Reichert, 2006.
HUTCHINSON, G. Greek lyric poetry. Oxford: Oxford University Press, 2001.
JENSEN, M. S. The Homeric question and the oral-formulaic theory. Copenhagen: Tusculanum Press, 1980.
KAHNEMAN, D. Thinking fast and slow. London: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
von KAMPTZ, H. Homerische Personennamen: sprachwissenschaftliche und historische Klassifikation. Göttingen: Vandenhoek und Ruprecht, 1982.
KELLY, A. Stesikhoros and Helen. Museum Helveticum, v. 64, p. 1-21, 2006.
KELLY, A. A referential commentary and lexicon to Homer, Iliad VIII. Oxford: Oxford University Press, 2007.
KELLY, A. Tradição na épica grega arcaica. Letras Clássicas, v. 14, p. 3-20, 2010.
KELLY, A. The mourning of Thetis: ‘allusion’ and the future in the Iliad. In: MONTANARI, F.; RENGAKOS, A.; TSAGALIS, C. (ed.). Homeric Contexts: neoanalysis and the interpretation of oral poetry. Berlin: Walter de Gruyter, 2012, p. 211-256.
KIVILO, M. Early Greek poets’ lives. The Shaping of the Tradition. Leiden: J. Brill, 2010.
LANE FOX, R. Travelling heroes: Greeks and their myths in the epic age of Homer. London: Penguin, 2008.
LATACZ, J.; NÜNLIST, J.; STOEVESANDT, M. Homers Ilias Gesamtkommentar. Band I: Erster Gesang; Faz. 2 Kommentar. München, Leipzig: K. G. Saur, 2000.
LIBERMAN, G. Alcée. Fragments. Paris: Belles Lettres, 1999. 2 v.
LIGHTFOOT, J. L. Hellenistic collection. Cambridge MA: Harvard University Press, 2009.
LORD, A. B. The Singer of Tales. Cambridge MA: Harvard University Press, 1960.
LOWENSTAM, S. Talking vases: the relationship between the Homeric poems and archaic representations of epic myth. Transactions of the American Philological Association, v. 127,
p. 21-76, 1997.
LYNE, R. O. A. M. The Iliad, Gilgamesh and neoanalysis. In: MONTANARI, F.; RENGAKOS, A.; TSAGALIS, C. (ed.). Homeric Contexts: neoanalysis and the interpretation of oral poetry. Berlin: Walter de Gruyter, 2012, p. 543-580.
MAINGON, A. Stesichorus and the epic tradition. PhD thesis, University of British Columbia, 1978.
MAINGON, A. Epic convention in Stesichorus’ Geryoneis. SLG S 15. Phoenix, v. 34, p. 99-107, 1980.
MAINGON, A. Form and content in the Lille Stesichorus. Quaderni Urbinati di Cultura Classica, v. 31, p. 31-56, 1989.
MEYERHOFF, D. Traditioneller Stoff und individuelle Gestaltung. Untersuchungen zu Alkaios und Sappho. Hildesheim: Olms-Weidmann, 1984.
NAGY, G. Poetry as performance: Homer and beyond. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
OBBINK, D. A new Archilochus poem. Zeitschrif für Papyrusforschung und Epigraphik, v. 156, p. 1-9, 2006.
PAGE, D. L. Sappho and Alcaeus: an introduction to the study of ancient Lesbian Poetry. Oxford: Oxford University Press, 1955.
POWELL, J. U. Collectanea Alexandrina. Oxford: Oxford University Press, 1925.
RANK, L. P. Etymologiseering en verwante verschijnselen bij Homerus. Assen: Van Gorcum, 1951.
REECE, S. Homeric influence in Stesichorus’ Nostoi. BASP 25, 1988, p. 1-8.
RICHARDSON, N. J. The Iliad: a Commentary. Volume VI: Books 21-4. Cambridge: Cambridge Uiversity Press, 1993.
RISCH, E. Wortbildung der homerischen Sprache. Berlin: Walter de Gruyter, 1974.
RISSMAN, L. Love as war: Homeric allusions in the poetry of Sappho. Königstein: Hain, 1984.
ROCHA, R. Estesícoro entre épica e drama. Phaos, v. 9, p. 65-79, 2009.
ROSENMEYER, P. A. Her master’s voice: Sappho’s dialogue with Homer. MD, v. 39,
p. 123-149, 1997.
RÖSLER, W. Dichter und Gruppe: eine Untersuchung zu den Bedingungen und zur historischen Funktion fruher griechischer Lyrik am Beispiel Alkaios. München: Fink, 1980.
ROZOKOSKI, A. Stesichorus, Geryoneis S 11 SLG: the Dilemma of Geryon. Wiener Studien, v. 121, p. 67-69, 2008.
RUSSO, J. Stesichorus, Homer, and the forms of early Greek epic. In: KAZAZIS, J. N.; RENGAKOS, A. (ed.). Euphrosyne: studies in ancient epic and its legacy in honour of Dimitris N. Maronitis. Stuttgart: F. Steiner, 1999, p. 339-348.
SCHADEWALDT, W. Einblick in die Erfindung der Ilias: Ilias und Memnonis. In: ______. Von Homers Welt und Werk. 4. ed. Stuttgart: Koehler, 1965, p. 155-202.
SCHEIN, S. The Horses of Achilles in Book 17 of the Iliad. In: REICHEL, M.; RENGAKOS, A. (ed.). Epea pteroenta. Beiträge zur Homerforschung. Festschrift für Wolfgang Kullmann zum 75. Geburtstag. Stuttgart: Franz Steiner, 2002, p. 193-206.
SCHRENK, L. Sappho Fr. 44 and the Iliad, Hermes, v. 122, p. 144-150, 1994.
SLATKIN, L. The Power of Thetis. Berkeley: University of California Press, 1991.
SNODGRASS, A. Homer and the Artists. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
SPELMAN, H. Alcaeus 140. Classical Philology, v. 110, p. 353-360, 2015.
STEINER, D. Nautical Matters: Hesiod’s Nautilia and Ibycus fragment 282 PMG. Classical Philology, v. 100, p. 347-355, 2005.
STEINRÜCK, M. Homer bei Sappho?. Mnemosyne, v. 52, p. 139-149, 1999.
SUÁREZ DE LA TORRE, E. S. ‘Ya vienen los novios’: una lectura socioantropológica del fragmento 44 V. de Safo. Faventia, v. 30, p. 143-160, 2008.
TSITSIBAKOU-VASALOS, E. Stesichorus’ Geryoneis, SLG 15 I-II. EΛΛHNIKA, v. 41, p. 7-31, 1986.
TSITSIBAKOU-VASALOS, E. SLG 11 5-26: The dilemma of Geryon. EΛΛHNIKA, v. 42, p. 245-261, 1991-1992.
VAGNONE, G. Aspetti formulari in Stesicoro, ‘Pap. Lille’ 76 a b c: il desiderio di morte. Quaderni Urbinati di Cultura Classica, v. 12, p. 35-42, 1982.
WATHELET, P. Dictionnaire des Troyens de l’Iliade. Liège: Université de Liège, 1988. 3 v.
WEST, M. L. The Rise of the Greek Epic. Journal of Hellenic Studies, v. 108, p. 151-172, 1988. Reimpresso em WEST, 2011.
WEST, M. L. The date of the Iliad. Museum Helveticum, v. 52, p. 203-219, 1995.
WEST, M. L. The East Face of Helicon: West Asiatic elements in Greek poetry and Myth. Oxford: Oxford University Press, 1997.
WEST, M. L. The View from Lesbos. In: REICHEL, M.; RENGAKOS, A. (ed.). Epea pteroenta. Beiträge zur Homerforschung. Festschrift für Wolfgang Kullmann zum 75. Geburtstag. Stuttgart: Franz Steiner, 2002, p. 207-219.
WEST, M. L. Indo-European poetry and myth. Oxford: Oxford University Press, 2007.
WEST, M. L. Hellenica. Selected papers on Greek literature and thought. Volume I: Epic. Oxford: Oxford University Press, 2011.
WILKINSON, C. L. The lyric of Ibycus. Berlin: Walter de Gruyter, 2013.
WILLCOCK, M. M. Mythological Paradeigma in the Iliad. Classical Quarterly, v. 14, p. 141-154, 1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.