Aspectos do dionisismo na Etruria: a perpetuação após a morte

Autores

  • Roseli Fellone Doutoranda do Departamento de Antropologia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.664

Palavras-chave:

Etruria, dionisismo, imagem, cultos, identidade, morte, matrimônio.

Resumo

O conjunto da documentação arqueológica etrusca demonstra o destaque dado ao culto de Dioniso em determinadas cidades etruscas bem como a aprovação oficial desses mesmos cultos professados também no âmbito doméstico. Particularmente no século IV a.C. encontramos uma série de vasos que associa elementos dionisíacos com elementos funerários, dando ênfase à condição privilegiada do/a morto/a iniciado/a no dionisismo. Várias outras imagens figuradas nos vasos etruscos do séc. IV a.C. ressaltam o papel exercido pela religião dionisíaca e pelo matrimônio no destino dos mortos, que através da religião e do casamento terão após a morte garantidas a reprodução e a perpetuação de sua história familiar e, por extensão, a história da cidade.

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Referências

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Publicado

1995-12-05

Edição

Seção

A Morte, os Mortos no Mundo Antigo

Como Citar

Fellone, R. (1995). Aspectos do dionisismo na Etruria: a perpetuação após a morte. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 7, 111-116. https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.664