O canto XXIV e a unidade da Odisséia

Autores

  • Míriam Barcellos Goettems Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas Instituto de Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.671

Palavras-chave:

Homero, Odisséia, canto XXIV, unidade do poema.

Resumo

A hipótese de o canto XXIV da Odisséia ser uma interpolação vem sendo defendida, ao longo dos séculos – e já desde os gregos – por diferentes estudiosos, que lançam mão de inúmeros argumentos para referendá-la. Neste artigo, arrolam-se alguns desses argumentos – mais especificamente, os apontados por Médéric Dufour e Jeanne Raison na edição da Odisséia publicada pela Difusão Européia do Livro –, buscando refutá-los através da análise de traços característicos da obra homérica presentes em XXIV; objetiva-se, assim, mostrar o estreito vínculo desse canto com os demais do poema e, por extensão, a unidade estrutural da Odisséia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUBRETON, Robert. Introdução a Homero. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, Editora da Universidade de São Paulo, 1968.

DUFOUR, Médéric; RAISON, Jeanne. Introdução e Notas. In: HOMERO. Odisséia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.

JAEGER, Werner. Paideia; a formação do homem grego. Tradução por Arthur M. Parreira. São Paulo: Herder, s.d.

MURRAY, Gilbert. The rise of the Greek epic. 4. ed. London: Oxford University Press, 1934.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de história da cultura clássica. 2. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1967. v. 1.

SCHÜLER, Donaldo. Aspectos estruturais na Ilíada. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1972.

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Tradução por Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

THORNTON, H.; THORNTON, A. Time and style; a psycho-linguistic essay in classical literature. London: Methuem, 1962.

WOODHOUSE, W. J. The composition of Homer's Odyssey. Oxford: Clarendon Press, 1930.

Downloads

Publicado

1995-12-05

Como Citar

Goettems, M. B. (1995). O canto XXIV e a unidade da Odisséia. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 7, 181–193. https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.671

Edição

Seção

Outros temas sobre a Antiguidade Clássica