Eurípedes: os ciclopes e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.767Palavras-chave:
Eurípes, O Ciclope.Resumo
A Sicília despertava o interesse de outras civilizações como a cartaginense e a grega devido à riqueza da região. Entretanto, o acesso a esta riqueza era impedido pelos nativos que repeliam violentamente o assédio à região. No imaginário grego, a reação dos nativos assemelhava-se às atividades do seu vulcão Etna, que se manifestava sem controle, inóspito e selvagem. Configurando uma reação de total subordinação às leis da natureza e uma ação de alteridade do mundo de normas do grego civilizado. Assim, os Ciclopes apresentam ao ateniense o outro-diferente e ao mesmo tempo evidencia a relação entre Atenas como centro civilizado e a Sicília como região periférica do mundo civilizado, espaço do outro-diferente em estado de barbárie.
Downloads
Referências
BRANDÃO, J. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1991.
DIODOROS SÍCULUS. Library of History. London: Willian Heeinemann, 1976.
EURÍPIDES. Tragédias. Madrid: Gredos, 1983.
GARLAN, Y. Guerra e economia na Grécia Antiga. São Paulo: Papirus, 1991.
GRIMAL, P. Dicionário de la Mytologie Grecque et Romaine. Paris: Univ. France, 1951.
HOMERO. Ilíada. Rio de Janeiro: Melhoramentos, [s/d.].
HOMERO. Odissea. Madrid: Gredos, 1982.
JACOB, C. Geographie et Ethnografie on Grece Ancienne. Paris: Armand Colin, 1991.
PEREIRA, M. H. R. Estudos da História da Cultura. Lisboa: Caloustre Gulbenkian, 1987.
SISSA, G.; MARCEL, O. Os Deuses Gregos. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1988.
ZAIDMAN, L. La Religion Grecque. Paris: Armand Colin, 1989.
ZUMTHOR, P. Parler du Moyen Age. Paris: Editions de Minut, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.