Tradução e comentários da Carta III.5, a Bébio Macro, de Plínio, o Jovem
A commented translation
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v35i1.982Palavras-chave:
Plínio, o Velho; Plínio, o Jovem; erudição; vida na Roma Antiga.Resumo
Propomos uma análise detalhada do texto latino e do conteúdo geral nesta tradução da carta III.5 de Plínio, o Jovem, destinada ao senador consular Bébio Macro e cujo tema é a obra e vida de seu tio, Plínio, o Velho. Famosa por detalhar a vida de um dos maiores eruditos da Roma Antiga, a carta é cuidadosamente trabalhada e retrata uma realidade exagerada e com objetivos claros: dar ao autor da carta louros herdados de um esforço sobrenatural de seu tio.
Downloads
Referências
ERNOUT, Alfred; MEILLET, Antoine. Dictionnaire étymologique de la langue latine : histoire des mots. 4. ed. Augmentée d’additions et de corrections nouvelles par Jacques André. Paris : Éditions Klincksieck, 1994.
GAMBERINI, Federico. Stylistic Theory and Practice in The Younger Pliny. Hildesheim: Olms & Weidmann, 1983.
GIBSON, Roy; MORELLO, Ruth. Reading the Letters of Pliny the Younger. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
HENDERSON, John. Pliny’s Statue: the letters self-portraiture and Classical Art. Exeter: University of Exeter Press, 2002.
MARCHESI, Ilaria. The Art of Pliny’s Letters. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
MARCHESI, Ilaria (ed.). Pliny, the book-maker: betting on posterity in the epistles. Oxford: Oxford University Press, 2015.
PICONE, Giusto. L’eloquenza di Plinio. Palermo: Palumbo Editore, 1977.
PLINE, Le Jeune. Lettres. Tome I, II, III. Texte établi par Hubert Zehnacker. Paris: Les Belles Lettres, 2009.
SHERWIN-WHITE, Adrian Nicolas. The letters of Pliny. Reprinted. Oxford: Clarendon Press, 1968.
WHITTON, Christopher (ed.). Pliny The younger Epistles, book II. Cambridge Greek and Latin Classics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Matheus Caminiti Amaya
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.